Pbinet Informatica Ltda

Rua General Osório, 916 - Centro
Fone (55)33760000 - Panambi - Rio Grande do Sul
pbinet@pbinet.com.br

Como limpar equipamentos que tiveram pilha vazada

Quando pilhas vazam em aparelhos eletrônicos, muitas pessoas pensam que perderam o equipamento. Mas não é verdade. Em alguns casos, é possível limpá-lo para tirar os vestígios corrosivos deixados em controles remotos e de videogames, brinquedos, rádios etc.

Exemplo de pilha alcalina vazada (Reprodução/Wikimedia Commons)Exemplo de pilha alcalina vazada (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Algumas dicas de uso, no entanto, podem evitar que acidentes do gênero aconteçam. Caso o aparelho não esteja sendo usado por meses, o ideal é retirar as pilhas. Elas também devem ser removidas caso estejam gastas, a fim de evitar possívis danos devido a vazamentos.

 

Também não é recomendado combinar pilhas velhas e novas, porque isso pode reduzir o rendimento total e também causar vazamento. O mesmo risco ocorre ao usar dois tipos diferentes de pilhas, como de lítio e alcalina. Para obter um melhor rendimento, o ideal é manter as superfícies de contato das pilhas e os contatos de seu compartimento limpos. Para isso, basta usar uma borracha ou um pano limpo sempre que for trocá-las.

 

De acordo com a fabricante Duracell, apesar de muitas pilhas conterem produtos químicos que não causam danos à pele, é importante tomar cuidado ao manipulá-las caso ocorram vazamentos. Elas não devem ser ingeridas nem colocados próximos aos olhos. Se isso acontecer, o usuário deve procurar um médico imediatamente.

 

Limpando o aparelho eletrônico com vazamento de pilha alcalina

 

Suco de limão ou vinagre combinados com água podem limpar vazamento de pilhas ácidas (Reprodução/Wikimedia Commons)Suco de limão ou vinagre combinados com água podem limpar vazamento de pilhas ácidas (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Antes de começar a limpar, é fundamental saber se a pilha é ácida ou alcalina. Se não descobrir de que tipo é, melhor nem começar o processo, para não causar danos maiores ao aparelho ou à sua saúde.

 

Para fazer a limpeza do aparelho prejudicado pelo vazamento de pilhas alcalinas, o usuário vai precisar de um ácido caseiro, como vinagre ou suco de limão. Pelo fato de conterem hidróxido de potássio, que pode causar irritação na pele e nos olhos, é fundamental usar luvas e óculos de proteção.

 

Para fazer a limpeza do aparelho, coloque um pouco do ácido caseiro em um cotonete ou escova de dentes e esfregue o líquido que sujou os contatos elétricos e outras superfícies do aparelho. Nunca use água, porque ela não neutraliza o líquido alcalino vazado e pode danificar os circuitos eletrônicos do dispositivo.

 

Em seguida, seque a área e deixe o aparelho secar ao ar livre durante algumas, para então colocar pilhas novas. O ideal é realizar todo o processo em um local aberto e bem ventilado.

 

Limpando aparelho eletrônico com vazamento de pilha ácida

 

Faça uma mistura de bicarbonato de sódio com água e passe com uma escova ou cotonete no aparelho (Reprodução/actitudfem)Faça uma mistura de bicarbonato de sódio com água e passe com uma escova ou cotonete no aparelho (Foto: Reprodução/actitudfem)

 

Para limpar um aparelho no qual houve o vazamento de uma pilha ácida é necessário ter em mãos bicarbonato de sódio (fermento) e um pouco de água em um cotonete ou escova de dentes. Aqui, assim como na pilha alcalina, é importante estar usando proteção para passar a mistura nos locais em que o líquido está e nos contatos elétricos.

 

É importante ficar atento para nunca colocar a água diretamente no ácido. Terminado o processo, seque bem o aparelho e o deixe secar por algumas horas entes de colocar novas pilhas.

 

Descartando a pilha usada

 

Descartar pilhas e baterias no lixo doméstico configura crime ambiental, de acordo com a Lei 9605 de 1998. Este produtos têm em sua composição diversas substâncias tóxicas e nocivas ao ambiente e aos seres humanos.

 

 

Em 2010, foi sancionada a Lei dos Resíduos Sólidos, que torna fabricantes, distribuidores, comerciantes e usuários responsáveis pelo destino final de produtos cujo descarte mal feito possa causar danos ao meio ambiente. Dentre eles, estão pilhas e baterias, produtos eletroeletrônicos e seus componentes, lâmpadas, entre outros itens.

Alguns fabricantes dispõem de postos de coleta em pontos de venda, como supermercados e demais varejos. Confira a lista de locais onde é possível descartar suas pilhas corretamente na sua cidade.

Fonte: Techtudo